Ortopedia
As alterações do sistema musculoesquelético são muito frequentes nos nossos animais, muitas delas associadas a problemas de raças especificas.

As alterações de aprumo podem ter como origem processos congénitos de transmissão hereditária, outros adquiridos como patologias associadas ao crescimento, ao envelhecimento e traumatismos bem como situações degenerativas entre outras.

As claudicações podem resultar de diversas etiologias e podem ser diagnosticadas durante o exame clinico juntamente com avaliação funcional, e complementado com exames de imagiologia adequados para confirmação do diagnóstico.

Algumas patologias são hereditárias, pelo que o seu diagnóstico precoce é fundamental para tomar medidas atempadas no sentido de minorar o efeito da patologia diagnosticada. Encontram-se neste nível a conhecida displasia da anca e cotovelo.

​É possível através de cirurgia, tratar muitas das patologias ortopédicas e para muitas outras realizar planos de minimização de efeitos a longo prazo para que o impacto previsto seja atenuado.